- Área: 13000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki, Severin Jakob
-
Fabricantes: AutoDesk, DELABIE, Decocrete, INAX, Molution, Paragon, Sttel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto ofereceu aos escritórios rollimarchini architekten de Bern e G8A Architects, da Suíça, a oportunidade única de propor um espaço de manufatura altamente inovador e específico, criado para se tornar uma referência na arquitetura sustentável tropical.
A fábrica abriga os produtores especializados de cabos de aço Jakob Rope Systems, uma organização de manufatura de alta qualidade, especializada em malhas de aço feitas sob medida para escalas de uso privado ou industrial. Os arquitetos aplicaram o valor de sustentabilidade, ambiental e social, à todas as fases do processo de projeto, desde a concepção até o seu desenvolvimento.
O terreno de 30.000m² está localizado no centro de um parque industrial de 50 quilômetros ao norte da cidade de Ho Chi Minh, a capital econômica do Vietnã. Desde a reforma econômica do país em 1986, se tem presenciado um forte aumento no PIB nacional, com indústrias e populações mudando de uma produção basicamente agrícola para uma prática industrial focada.
Os últimos dez anos viram a proliferação de parques industriais construídos nas periferias das cidades de norte a sul do país, de modo que poucos regulamentos e prioridades focadas no ganho econômico ao invés do impacto ambiental, e muitas dessas zonas testemunharam práticas de construção altamente poluentes e prejudiciais, transformando a terra anteriormente porosa em grandes zonas de desenvolvimento de lajes impermeáveis.
A proposta foi vista como uma oportunidade única para rollimarchini e G8A criarem uma alternativa a essas práticas prejudiciais, apresentando um projeto de economia e ocupação do solo com foco em elementos de design passivo. Ao propor uma alternativa ambientalmente correta para os edifícios de manufatura tipicamente horizontais, Jakob oferece uma estratégia inovadora de densificação vertical, empilhando as atividades como lâminas sobrepostas. Este design robusto evita o uso desnecessário do solo, ao mesmo tempo em que oferece aos trabalhadores espaços exteriores agradáveis. No entanto, a proposta necessita que as fachadas imponentes assumam funções importantes; tendo que fornecer proteção de sombra e chuva, um serviço anteriormente solicitado à cobertura.
Tomando como referência a arquitetura tropical tradicional da região, o projeto foi desenvolvido como uma fachada porosa concebida como uma exuberante “pele”. A estrutura suspensa é sustentada por uma rede de cabos de duas camadas esticada desde o solo à cobertura. As floreiras horizontais geotêxteis não apenas filtram a chuva e o sol, mas também contribuem para baixar a temperatura atmosférica por meio da evaporação, atuando como purificadores de ar e aglutinantes de partículas de poeira.
A distribuição inteligente dos espaços de trabalho combinada com a fachada verde e as paredes internas completamente modulares fornece um espaço de trabalho confortável, uma iniciativa pioneira quando a Jakob se torna o primeiro projeto no Vietnã a propor espaços industriais totalmente ventilados naturalmente.